segunda-feira, abril 19

Era uma vez um Torreão

Dado o inicio das obras da construção da nova cadeia, a cada dia que passa vemos uma evidente transformação na paisagem.
O que um dia foi um magnifico símbolo do nosso passado, hoje restam apenas as memorias fotográficas.

2 Comments:

At 25/4/10 14:24, Anonymous joão ventura said...

Sítios sem Monumentos

Sítios existem por todo o lado, agora os monumentos são procurados em vários sítios.
Os sítios existem para se construir os monumentos.
Agora quando se destrói; sítios e marcos Históricos de uma freguesia, como é o caso do Torreão feito em pedra muito antigo, existente na Quinta denominada “Casa do Gaiato” com o conhecimento de diversas autoridades, que foram alertadas atempadamente, mas nada resultou. Essas autoridades, com a responsabilidades, Direcção Regional do Ambiente, Direcção Regional da Cultura, Instituto de Cultura de Angra,
Instituto Histórico da Ilha Terceira, como já referi, todas elas fizeram “orelhas moucas”, nem tão-pouco tiveram a gentileza de responderem, aos avisos que foram feitos.
Não venham dizer que não sabiam que não foram informados, ou que foi um acidente no percuso, como aconteceu com na torre do Observatório José Agostinho em Angra, que quando já estava tudo destruído é que toda a gente falava e comentava.
Nesta freguesia da Terra-Chã, os Torreões são um marco histórico em diversos locais, nomeadamente na (quinta antiga Casa do Gaiato) onde está haver a sua destruição. Em redor desta quinta pode-se confirmar a presença bem marcante de 3 ou 4 Torreões, para além de ter sido com o dinheiro de todos nós, a compra desta quinta, e muito bem paga, também está a ser muito bem pago com o dinheiro de nós, toda a sua destruição.
Dá para desconfiar quando vejo estas instituições a “apregoar” a cultura, a conservação do Ambiente, os pontos históricos da nossa Ilha que têm que ser preservados, mas por qualquer razão se deixa destruir, sem que estas identidades, e outras locais, queiram intervir, é de lamentável!...

Que fique na História: foi hoje o último dia da vida daquele Torreão!

Será isto o dia Internacional dos Monumentos e Sítios?.

 
At 9/7/10 15:21, Anonymous Paulo Mendes said...

O Governo Regional foi questionado: http://base.alra.pt:82/Doc_Req/IXrequeresp123.pdf

Eis a resposta: http://base.alra.pt:82/Doc_Req/IXrequeresp123.pdf

 

Enviar um comentário

<< Home